O que é

O data_labe é um laboratório de dados e narrativas na favela da Maré – Rio de Janeiro. A equipe é composta por moradores de territórios populares que produzem novas narrativas por meio de dados. No centro dos projetos desenvolvidos está a questão do imaginário construído sobre a cidade e seus habitantes.

O laboratório nasceu em 2015 nas dependências do Observatório de Favelas, em parceria com a Escola de Dados, e hoje se estabelece como programa autônomo e autogerido. As ações estão organizadas em três eixos: produção de conteúdo; formação; e monitoramento e geração cidadã de dados.

Durante o ano de 2016 os residentes realizaram uma série de pesquisas que podem ser acessadas aqui no site. Um dos destaques é o Mapa da Comunicação Comunitária que reúne veículos de toda a Região Metropolitana. O laboratório recebeu um prêmio da rede DataShift, em parceira com a Casa Fluminense, pela elaboração de projeto de coleta cidadã de dados sobre saneamento público na Maré – o Cocozap.

A última realização é o data lábia, um podcast que pode ser acessado no perfil do Soundcloud. As atualizações, relatos e registros das atividades estão disponíveis no blog e na página do projeto no Facebook.

Bimestralmente enviamos para a rede uma newsletter com as novidades que pode ser assinada aqui.