Texto: Elena Wesley
Arte: Nícolas Noel
Data de aniversário, números em sequência, nome do seu pet. É bem provável que você já tenha tido (ou ainda tenha) uma senha assim, bem fácil de lembrar. Mas a praticidade pode custar muito caro. Senhas fracas são um prato cheio para qualquer hacker acessar suas contas. Então, se você não quer perder seu perfil, ser vítima de golpes virtuais ou ter aqueles nudes vazados, tá na hora de deixar pra trás essas senhas de centavos. Veja várias dicas para aumentar sua segurança digital com a gente.
Além disso, se comunicar pela internet já é algo tão comum no nosso dia a dia que a gente nem se liga em como nossos hábitos nos expõem a perigos. Por exemplo, a gente sai vinculando um monte de aplicativos à nossa conta do facebook: Spotify, Uber, calendário menstrual, Moovit, tudo com a mesma senha. Ou seja, se por acaso os dados de uma dessas contas vazarem ou se algum hacker descobrir a principal chave de segurança de um desses perfis, várias outras contas que você estiver estarão vulneráveis.
Como evitar esse pesadelo? Tendo senhas fortes.
Deixe o robô criar senhas ótimas pra você
O grande desafio de aumentar sua segurança digital e, ter uma senha segura, é a nossa dificuldade de gravar tantas letras, números e símbolos, ou até mesmo de ter criatividade pra inventar tantas combinações diferentes.
Para resolver esse caô, aqui no data_labe a gente aderiu a um aplicativo que cuida disso tudo.
Pode entrar, RoboForm!
Ele é um robozinho que te ajuda a criar, armazenar e preencher as senhas automaticamente. Nós escolhemos ele, porque tem uma versão gratuita babado que te dá acesso a todas as funcionalidades em até um dispositivo e, apenas limitações de sincronizar todas as senhas em mais de um dispositivo. Além disso ele se aplica super bem em Windows, Linux e Mac.
Para baixar o RoboForm é só procurar por ele na loja de aplicativos do seu celular. Se estiver pelo computador, vá até a aba de extensões do seu navegador, pesquise pelo nome do app e instale. Dá pra você criar e salvar senhas novas para emails, redes sociais, perfis em sites de compra online e muito mais.
Todo dia o RoboForm solicita a chave-mestra para que você acesse as demais cadastradas, então não esqueça de anotar a chave-mestra e as senhas geradas em um papel e guardar num lugar seguro. Assim, caso você se esqueça, tem tudo anotado bonitinho, como faziam os nossas bisavós e bisavôs.
Segurança digital é ancestral, bebê.
A autenticação em dois fatores
Alguma vez chegou notificação de tentativa de acesso no seu Instagram, Facebook ou Twitter? É de tremer na base, né? Nessas horas não importa se você ganha dinheiro com criação de conteúdo ou se apenas não quer perder seu histórico de fotos e mensagens. Ninguém vai ficar feliz com a necessidade de criar uma nova conta e adicionar todo mundo de novo.
É claro que ter senhas fortes já ajuda muito a não passar por isso, mas existe um método – além da sua senha – que pode reforçar a segurança digital das suas contas: é a autenticação em dois fatores. 2AF usa uma outra chave de acesso que vai passar a ser exigida quando você for fazer login, principalmente se tentar entrar por outros dispositivos.
2AF no Twitter
O primeiro passo é abrir seu perfil e clicar no ícone com a sua foto de perfil. Clicou? Então se liga que é hora de ir em “Configurações e privacidade” e depois selecionar a opção “Segurança e acesso à conta”.
Em seguida, clica em “Segurança”, autenticação em duas etapas e bora começar.
Você precisa escolher por onde você quer receber seu código de verificação e depois validar a opção escolhida. Pode ser através de SMS, de outra chave de segurança, ou de algum aplicativo de autenticação. Aqui no data, a gente prefere usar essa última opção.
2AF no Instagram e no Facebook
No seu perfil no Instagram, clique nos três tracinhos que ficam no canto superior direito da página. Se for no Facebook, eles estarão no canto inferior direito.
Depois você vai selecionar a engrenagem nas Configurações e, em seguida, a opção “Segurança”. No Facebook aparece como “Senha e Segurança”.
Beleza, então clica em “Autenticação de Dois Fatores” e no botão “Começar”.
Agora é só escolher por onde você quer receber o código de verificação. Tem as opções whatsapp, SMS e aplicativo de autenticação, que é o que a gente escolheu aqui no data_
E aí você deve estar pensando: “Mas e se por algum motivo eu perder meu celular? Acabou os contatinhos, as dms e os stories?” Relaxa! A plataforma oferece um código reserva pra esse tipo de ocasião, aí é só você anotar e mantê-lo em um lugar seguro, assim como fez com as senhas do RoboForm.
Confira e compartilha o que a gente já produziu sobre o assunto
Se conhece mais gente que é do bonde da senha 1234, compartilha esse conteúdo com a galera. Papo de visão também é fazer os procedimentos no celular da sua ou do seu coroa, que talvez tenha um pouco mais de dificuldade em fazer o passo a passo. A segurança digital é boa quando compartilhada por toda a tropa.
Ahh, e se você se interessa por esse rolê de segurança digital e não quer dar mole pra golpista, não deixa de escutar o episódio do data_lábia, o nosso podcast, sobre o tema. Ele tá disponível aqui no site, nas principais plataformas de streaming de áudio e também numa versão videocast no Youtube.