O primeiro episódio da temporada especial do data_lábia narra o processo de ocupação e construção das casas e do saneamento no Conjunto de favelas da Maré. Numa caminhada pelas ruas mais antigas da Nova Holanda, uma das 16 favelas do Complexo, vamos ouvir moradores pioneiros e suas investidas e desafios para manter uma vida digna num território hostil como era o espaço de mangues e palafitas dos anos 1960. Os depoimentos de Amaro Domingues (em memória), Eliana Silva e Elza Cristina combinam com a entrevista com Monique Carvalho, pesquisadora e professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Durante o percurso, vamos entendendo a origem do território, sua formação geográfica e os desafios técnicos (e políticos) para a implantação de moradias dignas até hoje.
Essa temporada especial sobre saneamento básico tem apoio do Instituto Serrapilheira e faz parte do Cocôzap, um projeto do data_labe de geração cidadã de dados sobre o saneamento da Maré. Você pode saber mais em cocozap.datalabe.org. Você também pode apoiar o Cocôzap e outros projetos da gente no datalabe.org/contribua.
Esse episódio teve áudios da TV Brasil, do programa Documento Especial.
O áudio da moradora é do blog O Cotidiano e o áudio das diretas já é da TV Cultura.
O roteiro e apresentação são de Gabriele Roza, Gilberto Vieira e Vinicius Lopes
A pesquisa e a produção são de Luis Fernando Filho e Ruth Osório
A trilha-sonora, edição e mixagem é de Cainã Bomilcar
A supervisão é de Clara Sacco e Gisele Regatão
O design é de Nicolas Noel e Juliana Messias
E as redes sociais são feitas pela Eloah Mota e Maria Ribeiro.
A gente agradece muito a participação de cada um dos entrevistados para esse episódio e a toda a equipe do data_labe. A Maré Resiste!