Apresentação da organização
A Associação Data Labe é uma organização da sociedade civil sediada no Rio de Janeiro que tem como objetivo promover práticas comunicacionais e tecnológicas, fortalecendo iniciativas democráticas no campo dos dados e das narrativas plurais. Atua nos direitos digitais para moradores de favelas e periferias do Brasil, colaborando em redes nacionais e internacionais, experimentando metodologias de geração cidadã de dados e produção de conhecimento com vistas para as mudanças sociais.
Uma das metas centrais do data_labe é o fortalecimento de organizações de favelas e periferias para produção, análise e difusão de dados sobre suas comunidades, promovendo a Geração Cidadã de Dados (GCD) por meio de oficinas, eventos e pesquisas que garantam maior diversidade no campo.
Os projetos do data_labe também estão focados em fortalecer lideranças de mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQI+, além de reconhecer saberes diversos e defender direitos digitais das comunidades de favelas, com esforço político, comunicacional e metodológico de fortalecimento da luta por acesso à tecnologia, privacidade online, segurança digital e literacia digital.
Objetivo
O Lab Cidadão tem como objetivo principal capacitar e apoiar cinco iniciativas – sejam elas coletivos, organizações da sociedade civil ou escolas – para a produção de diagnósticos relacionados ao saneamento básico a partir das realidades urbanas locais, com apoio da ciência de dados. Além disso, o projeto visa promover a participação desses grupos na tomada de decisão e participação cidadã sobre questões relacionadas às suas comunidades.
Linha de apoio
Serão apoiados cinco grupos, e cada um receberá o valor de R$5.000,00 (cinco mil reais). Os contemplados serão acompanhados pela equipe do data_labe para planejamento e implementação de projetos de geração cidadã de dados por meio de processo formativo e consultoria individualizada.
Quem pode submeter propostas
Escolas de Ensino Médio, coletivos, organizações da sociedade civil e ativistas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, interessados em Geração Cidadã de Dados e suas possíveis contribuições para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas mais adequadas às realidades de suas comunidades. É desejável que o grupo já tenha algum histórico de atuação com produção ou utilização de dados em seu trabalho, ativismo ou produção de conhecimento.
Critérios de seleção
A seleção será feita pela equipe do data_labe, que irá considerar os seguintes critérios:
- Alinhamento com os valores e temas presentes nos projetos do data_labe;
- Histórico de atuação e trajetória relacionada em produção de dados e formulação, influência e monitoramento de políticas públicas;
- Articulação com outros atores da sociedade civil, redes, fóruns e aliança pela defesa de direitos;
- Relevância da proposta e pessoas impactadas pelo projeto;
- Diversidade territorial entre os projetos selecionados.
Contrapartida dos apoiados
Os candidatos selecionados devem se comprometer a:
- Aplicar os recursos recebidos na realização das atividades propostas e elaboradas em conjunto com a equipe data_labe ao longo do programa;
- Participar das oficinas formativas;
- Participar das reuniões de acompanhamento com a equipe data_labe;
- Mencionar o data_labe nas publicações relacionadas aos projetos desenvolvidos no escopo do programa;
- Enviar relatório final com descrição e registro fotográfico das atividades realizadas;
- Emitir nota fiscal pelo pagamento do recurso de apoio.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas de 09/04 a 23/04 de 2025 via preenchimento de formulário disponível aqui. Caso seja necessário, o data_labe poderá incluir uma etapa de entrevistas no processo seletivo.
O data_labe não se compromete a preencher todas as vagas por meio desse edital caso avalie que os critérios acima não foram cumpridos pelo conjunto de proponentes.
Resultado da seleção e efetivação do apoio
O resultado será divulgado no dia 30 de abril de 2025 no site do data_labe. Os selecionados receberão um e-mail com informações sobre as etapas seguintes.
Calendário
Atividade | Data |
---|---|
Divulgação do edital | 09/04 |
Inscrições | 09/04 a 23/04 |
Divulgação do resultado | 30/04 |
Trâmites administrativos | 04/05 a 09/05 |
Encontros de formação | Entre maio e julho de 2025, quinzenalmente, a confirmar datas de acordo com disponibilidade dos selecionados e da equipe. |
Acompanhamento | Agosto de 2025 |
Dúvidas
Em caso de dúvidas escreva para o e-mail [email protected]