MANIFESTO REDE GCD

Autores: Polinho Mota

Está publicado o manifesto da Rede de Geração Cidadã de Dados!

Estamos declarando essa notícia com o máximo de protocolo, pois foi um processo intenso, extenso, porém necessário. Esse manifesto começou a ser construído na última sessão do I Seminário de Geração Cidadã de Dados, no dia 20 de Setembro de 2023 na então sede do data_labe, no Complexo da Maré. Nesta ocasião estavam presentes várias organizações e pessoas que haviam participado de todo o processo e que, divididos em grupos construíram as informações bases que agora estão compiladas no manifesto que pode ser visualizado e baixado ao fim desta publicação.

Toda a construção realizada no encontro coletivo foi compilada e sistematizada em um único texto que serviu como prévia do documento que publicamos hoje. A partir daí, apresentamos o texto unificado para todos os presentes no Seminário para que ainda pudessem colaborar e editar o documento base. Porém, estávamos conscientes de que essa construção carregava uma visão enviesada pela alta participação de organizações do Rio de Janeiro, um processo que estamos ativamente tentando desconstruir com processos de participação social que contemplem o máximo de diversidade. Queremos inclusive agradecer a participação dos nossos convidados do Pará, o Observatório do Marajó e Plantaformas que desde o início têm somado com a gente em todo o processo.

Para tentar democratizar o nosso manifesto, abrimos uma consulta pública através de um formulário online e também possíveis envios via whatsapp onde mais organizações foram convidadas a inserirem suas perspectivas ao texto.

 Após todas essas etapas chegamos no resultado que compartilhamos hoje com toda a sociedade. Esse texto foi aprovado pelos presentes na reunião da Rede GCD no dia 12 de Março de 2024 realizada online e contém as definições do que somos e queremos,  nossos pressupostos e objetivos de incidência. Então já sabe, toda vez que tiver na dúvida sobre o que é a Rede GCD vem aqui e pode reler que é de graça, ou então se quiser imprimir e por na geladeira a gente apoia essa ideia. Por fim, queremos dizer que assim como todo processo democrático, esse manifesto contempla nossa visão atual e que pode ser atualizado de acordo com o tempo e/ou entrada de mais organizações. 

Aliás, se sua organização quer fazer parte da Rede GCD e colar nas nossas reuniões, manda um email para [email protected] que a gente desenrola! Tamo aí, avançando aos poucos e você tá convidade pra estar com a gente, porque juntos somos mais que a soma das partes.

Todo mês uma seleção braba de conteúdos sobre dados, tecnologias, favelas e direitos humanos.

Pular para o conteúdo