Mapa de brechós periféricos
Com os preços absurdos do supermercado, do gás, da passagem, mal sobra grana pra quem é baixa renda garantir aquele kit pro baile ou um lookinho mais arrumado pra trabalhar. No meio disso, os brechós conquistaram o coração e o bolso de muita gente. Na favela a gente vê como a moda vai muito além das peças que vestimos. Do tênis ao shortinho, moda é identidade, cultura, geração de renda!
Quem tá de olho nessa história é a nossa produtora Stefany Silva, criadora do brechó Jeans Ancestral e responsável pelo mapeamento dos brechós da Maré, onde mora. Agora, a gente te convida a fazer parte disso. Tem algum brechó babado onde você adora garimpar? Chega junto nessa! Você pode colaborar com o Mapa de Brechós Periféricos deixando sua indicação de brechó online ou físico aqui.
Agora, se você quiser aprender como fazer um mapa boladão como esse, você pode aprender e conferir tudo nesse vídeo com nossa desenvolvedora web Kezia Antero.
Mapa da Comunicação Comunitária
O Mapa da Comunicação Comunitária é uma plataforma de georreferenciamento que reúne veículos de comunicação comunitária do Brasil. Entendemos como veículos de comunicação comunitária aqueles que se caracterizam por processos baseados em princípios públicos, que propiciem a participação ativa da população, que sejam de propriedade coletiva e que não tenham fins lucrativos.
Acesse o formulário , adicione seu veículo e participe do mapa.
Queixas Cocozap
O Cocôzap é um projeto do data_labe de mapeamento, incidência e participação cidadã sobre saneamento básico em favelas. Ele acontece no Complexo de favelas da Maré, um bairro com 140 mil habitantes da Zona Norte da capital fluminense.
A equipe do projeto, em parceira com a Casa Fluminense e a Redes de Desenvolvimento da Maré, trabalha desde 2018 no Cocôzap para construir, a partir de um número do WhatsApp, um canal de denúncia, debate e proposição sobre saneamento básico, abastecimento de água e coleta de lixo na Maré.
QuilomBOX
A QuilomBOX é uma caixa de construção coletiva, produto e ferramenta de mobilização e educação em direitos humanos construída por jovens negros e negras mobilizados por vários estados do país, em parceria com a Anistia Internacional Brasil para a campanha #JovemNegroVivo, que em 2016 e 2017 reuniu jovens das periferias de capitais do país para construir e potencializar a luta por Direitos Humanos através das diversas linguagens presentes nas cidades envolvidas na campanha. O mapa colaborativo serve como ferramenta de monitoramento e avaliação das atividades que são realizadas usando as metodologias disponibilizadas pela Anistia.
Guia Cultural de Favelas
O Guia Cultural de Favelas é um mapa colaborativo de visualização de práticas culturais em favelas cariocas. Desenvolvido em parceria com o Observatório de Favelas do Rio de Janeiro, o Guia é um desdobramento do Solos Culturais, projeto que no ano de 2012 e 2013 formou 120 jovens de seis territórios populares da cidade em produção cultural e pesquisa em cultura. O projeto é um dos embriões do data_labe. Para acessar as informações do Guia em dados abertos e saber mais sobre as metodologias do trabalho.