PESQUISA EXPLANA!

Moldura amarela com duno em tons de vermelho e uma imagem em preto e branco com uma tiara de flores. Tem um texto em branco na parte superior dizenddo "PESQUISA EXPLANA LGBTI+ negras e informação no Rio de Janeiro

O que é

A Pesquisa EXPLANA! é uma parceria do data_labe com a Internews. O principal objetivo é avaliar o ecossistema da informação no município do Rio de Janeiro focado em pessoas negras LGBT+. Por que entendemos que é fundamental identificar como ocorre o fluxo de informações que estruturam as identidades e a sociedade.

Se envolva

Nessa pesquisa iremos realizar um levantamento quantitativo com 185 respostas. Se você é uma pessoa LGBT+ negra, ajude a gente respondendo o questionário disponível nesse link. Além disso, faremos quatro grupos focais e mais 15 (quinze) entrevistas qualitativas para compreendermos de diversas formas, e diferentes metodologias, como é a relação das pessoas negras LGBT+ com a informação no município do Rio de Janeiro.

A equipe

Flavio Rocha – Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais (PPCIS/UERJ). Bacharel (2018) e Licenciado (2019) em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ICS/UERJ). Desenvolveu pesquisas relacionadas à cidades, práticas estatais, relações raciais, racismo ambiental, saúde e comunicação. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Espaço, Simbolismo e Poder (NESP). Atua como professor de Sociologia na rede privada de ensino, nas modalidades Ensino Médio e Pré-Vestibular. Também contribui como professor voluntário de Sociologia e orientador pedagógico, com experiência de quatro anos em pré-vestibulares comunitários.

Joyce Reis – Graduanda em Conservação e Restauração na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com formação em administração, Contabilidade e Almoxarife pelo Senac Rio. Extensionista de pesquisa na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Empreendedora no ramo de Eventos, voluntária no Limpando trilhas e Pontes de Apoio.

Leonardo Peçanha – Doutorando em Saúde Coletiva pelo Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz (IFF/FIOCRUZ), mestre em Ciências da Atividade Física pelo Programa de Pós-graduação Strictu-Sensu da Universidade Salgado de Oliveira (PPGCAF-UNIVERSO), especialista em Gênero e Sexualidade pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Possui graduação em Licenciatura Plena e Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Augusto Motta (UNSUAM). Atualmente é membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura (2021-2023), pesquisador no ODARA – Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Identidade e Diversidade (IFRJ/CNPq). Tem experiência na área sociocultural da Educação Física com os temas: gênero, sexualidade e violência. Atuando principalmente com estudos trans com: transmasculinidades negras, saúde transmasculina e pessoas trans nos esportes.

Roberta Ribeiro – Psicanalista, graduanda em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, professora particular, pesquisadora de raça e gênero, idealizadora e gestora do GEMA- Grupo de Estudos Mulherismo Africana, Podcast Mulherismo Africana e integrante do projeto de pesquisa Histórias e Trajetórias: análises sociométricas em Ciência da Informação (UNIRIO). Fundadora e diretora de projetos da Ação Nós Por Nós, responsável pelo eixo de Educação Antirracista e Gênero. Na Ação, coordena o pré-vestibular social, onde também leciona a disciplina de Redação. Na instituição também produz e publica textos onde expõe seus pensamentos em relação às pesquisas que desenvolve, principalmente no âmbito das relações étnicas e raciais, educação e gênero e sexualidade a partir de epistemologias negras, africanas, ocidentais e decoloniais. Além disso, realiza palestras, oficinas e rodas de conversas sobre os assuntos aqui mencionados.  

Termos da pesquisa

O data_labe possui um compromisso com a segurança e privacidade de dados pessoais, sempre na perspectiva de proteger o usuário. Para saber os detalhes e termos da pesquisa acesse aqui.    

Todo mês uma seleção braba de conteúdos sobre dados, tecnologias, favelas e direitos humanos.

Pular para o conteúdo