RESIDÊNCIA DADOS SEM CAÔ

1 . Apresentação

O data_labe é um laboratório que promove a democratização do conhecimento por meio da geração, análise e divulgação de dados com foco em raça, gênero e território. Entendemos que é preciso que grupos de ativistas oriundos de periferias, formados por pessoas negras, pessoas com deficiência, mulheres, indígenas e LGBTQIA+ tenham a possibilidade de trabalhar os dados públicos com autonomia para a ampliação da efetivação de direitos das populações negligenciadas pelas políticas públicas.

A residência Dados sem caô é voltada para análise de dados, baseada na cartilha “Dados sem caô” para apoiar a formação inicial em dados e voltada para moradores de favelas e periferias. O material foi lançado em 2022 pelo data_labe, visando contribuir para a democratização do trabalho com ferramentas de análise de dados. O material disponibiliza um passo a passo para quem tem interesse na utilização de dados em suas investigações pessoais, no trabalho, no ativismo ou jornalismo. A ideia é que cada vez mais pessoas consigam se apropriar dos dados para pensar e transformar realidades. Bateu a vontade? Vem com a gente!

2 . Objetivo

A residência Dados sem caô tem como principal objetivo a formação em análise de dados. Os residentes aprenderão todas as etapas básicas para realizar análises e visualizações de dados e o processo será orientado por uma perspectiva crítica de soberania digital e estímulo ao uso de tecnologias e saberes livres.

3 . Público alvo

Pessoas moradoras ou oriundas de favelas da Região Metropolitana do Rio de Janeiro que tenham interesse em analisar dados para democratização do conhecimento. Estimulamos a participação de pessoas com deficiência através de ações afirmativas. Não é necessário ter conhecimento prévio em análise de dados, porém é fundamental que as candidatas e candidatos tenham interesse na discussão dos dados a partir de recortes de raça, gênero e território pensando a diminuição de desigualdades.

4 . Inscrições e seleção

As inscrições podem ser feitas pelo formulário abaixo, ou ainda clicando neste link. Inscrições encerradas.

Caso o formulário não seja acessível para a candidata ou candidato, a inscrição também pode ser feita por áudio, vídeo ou texto pelo email [email protected] ou pelo Whatsapp através do número: (21) 9 9472-7827.

Os critérios para seleção serão baseados na diversidade de gênero, raça, território, área de atuação e principalmente para pessoas com deficiência a partir de análise de justificativa pessoal para interesse no projeto. Metade das vagas são reservadas para pessoas com deficiência, caso não sejam preenchidas serão abertas para ampla concorrência. A equipe do data_labe será responsável por analisar as candidaturas e terá total liberdade de escolha das pessoas selecionadas, se responsabilizando por seguir os critérios acima estabelecidos a partir do que for possível dentro do quadro de inscritas. As pessoas selecionadas serão avisadas pelo e-mail [email protected].

5 . Formato

Serão 16 encontros presenciais, de 15h às 17h30, na sede do data_labe na Maré, Zona Norte do Rio de Janeiro. Os encontros acontecerão às quartas e sextas, durante dois meses.

Carga horária total: 40 horas

Cada encontro terá duas horas e meia de duração, contendo 20 minutos para intervalo. Os exercícios acontecerão dentro da grade horária, possibilitando que os participantes tenham tempo separado para o aprendizado individual.

6 . Ementa

Os encontros serão divididos a partir dos seguintes temas:

  • Os dados e a realidade brasileira: como a população negra brasileira se reflete nas tecnologias e nos dados.
  • Buscas online e avançadas
  • Base de dados e microdados
  • Importação de base de dados
  • Dados e epidemia de microcefalia
  • Tabelas e merges
  • Substrings e manipulações
  • Exportação e armazenamento
  • O uso de softwares livres
  • Análises com três variáveis
  • Medidas de concentração e dispersão
  • Gráficos com duas variáveis
  • Gráficos interativos

7 . Condições de participação

As pessoas selecionadas receberão uma ajuda de custo de R$ 500,00 por mês, pagas em duas parcelas (total de R$1.000,00 por toda a residência) mediante assinatura de recibo;
Cada participante será responsável pelo seu deslocamento até o local dos encontros;
Caso não a/o participante não possua equipamento próprio, será disponibilizado um computador pelo data_labe durante as atividades. A segurança e integridade dos equipamentos próprios são de responsabilidade individual;

Serão emitidos certificados mediante o comparecimento em, pelo menos, 75% das atividades.

8 . Cronograma

  • Lançamento do edital: 07/07/2023 
  • Encerramento das inscrições: 16/07/2023 às 23:59
  • Divulgação dos resultados: 21/07/2023 no site do data_labe e perfis do data_labe nas redes sociais
  • Confirmação de participação: 24 a 27/07/2023
  • Início dos encontros: 09/08/2023
  • Encerramento: 18/10/2023

Em caso de dúvidas, fale com a gente pelo email e whatsapp informados anteriormente.

Todo mês uma seleção braba de conteúdos sobre dados, tecnologias, favelas e direitos humanos.

Pular para o conteúdo