reportagem: data_labe colaboração: Amanda Flor, Jordan Souza e Thaynara Conceição
Durante os meses anteriores à eleição presidencial, os estudantes da Escola de Jornalismo da Énois, em São Paulo, e os jovens residentes do data_labe, no Rio, realizaram checagens semanais de fatos e boatos que poderiam impactar no processo eleitoral, distribuídos por suas redes de Whatsapp – majoritariamente jovens e periféricas.
As checagens, publicadas em pílulas de texto e imagem, foram distribuídas nos grupos de origem estabelecendo uma logística reversa da mensagem e buscando furar a bolha da rede, privada e fechada.
Além do Whatsapp, as informações conferidas foram distribuídas no Twitter – com a hashtag #checazap -, na página Quebrando o Tabu no Facebook, no HuffPost Brasil e em boletins semanais na CBN. Para saber mais, acesse: enoisconteudo.com.br/checazap
Pensando em refletir mais sobre o papel de cada um no rolé das fake news, a equipe do #checazap criou esse teste para você se situar em meio ao fluxo de informações constantes dos grupos do zap. Será que você é uma pessoa atenta ao que é fake, ou compartilha tudo, mesmo sabendo que é falso? Vem descobrir!