Um ensaio sobre os temas mais abordados no Twitter e nos jornais online sobre a Baixada Fluminense entre os dias 01 e 15 de junho de 2016.

Como você se refere ao lugar onde mora? Como você percebe o seu espaço e como interage com ele? Você costuma falar sobre a sua cidade na internet? A maneira como percebe o seu território tem alguma coisa a ver com o jeito que os grandes jornais se referem a ele? Baseado nesses questionamentos, resolvi investigar quais são as narrativas predominantes sobre a Baixada Fluminense no Twitter e em dois jornais de grande circulação - O Dia e o Extra - a partir de um recorte dos dias 1º a 15 de junho de 2016. O resultado dessa investigação apontou que o tema da violência ainda mobiliza a maioria das notícias e parte das opiniões em referência à Baixada Fluminense, na rede social. Entretanto, temas de política e cultura se destacam muito mais nas opiniões, sem receber o mesmo destaque nas notícias dos grandes jornais.

Durante a primeira quinzena do mês de junho, mais de 700 tweets relacionados a Baixada Fluminense foram coletados, que dividi entre “Notícias” ou “Opinião” e classifiquei conforme os assuntos que mais os caracterizavam.

Esse gráfico se refere apenas às notícias compartilhadas sobre a Baixada Fluminense (580 comentários). A violência e os conteúdos policiais mais uma vez se destacam como os temas das notícias mais publicadas (62%), seguido pela oferta de empregos na região. Temas relacionados à cultura e ao entretenimento representam apenas 9% dos casos. Dentre as notícias mais compartilhadas,destaca-se o assassinato de um pré-candidato a vereador.

Todavia, no bloco de Opinião, os temas que mais se destacam são diferentes. De 187 tweets, cerca de 35% se referem às temáticas políticas e 20% a cultura e entretenimento na Baixada Fluminense. Os comentários são variados, mas predominam críticas e/ou demandas de ações públicas mais efetivas na região. Durante o tempo de coleta dos dados, também se destacaram os tweets sobre duas manifestações que ocorreram na Baixada Fluminense. Uma contra a cultura do estupro, em Nova Iguaçu - sem nenhuma menção nos jornais da grande mídia/ e, outra em defesa da paz, em São João de Meriti.

A desproporção temática entre os blocos de Opinião e Notícias publicadas no Twitter é patente. Como explicar que as notícias mais compartilhadas na rede são sobre violência e casos policiais, mas os temas mais debatidos nesse período são sobre cultura e política? Esta relação está ligada, em parte, à produção de notícias sobre o território. Pensando nisso, levantei as notícias online dos Jornais Extra e O Dia sobre a Baixada Fluminense, durante o mesmo período de coleta dos tweets. A escolha dos jornais deveu-se por ambos possuírem um caderno específico sobre a região. Foram coletadas, a partir de um processo de raspagem de dados no buscador do Google, 43 notícias do jornal Extra e 50 notícias de O Dia.

Cerca de 62% das notícias do Extra sobre a Baixada Fluminense abordam temas policiais. Das 48 notícias de O Dia, 56% das pautas são sobre violência, enquanto temas como política e cultura somados representam 18% do total. As notícias em O Dia mantêm uma periodicidade regular, todos os dias há algum conteúdo relacionado à Baixada Fluminense e a temas policiais na região.

Para ilustrar melhor os dados apresentados, optei por fazer um levantamento das palavras mais repetidas em cada um dos blocos, de Notícias e Opinião, para termos uma noção mais aproximada dos principais temas debatidos na rede social:

As palavras mais usadas no Twitter na categoria de Notícias

As palavras mais usadas no Twitter na categoria de Opinião

Em Notícias, palavras como “roubo” e “vítimas” se destacam. O interessante em Opinião está na não-rara comparação entre a Baixada Fluminense e o Rio de Janeiro. Além disso, há diversos adjetivos aplicados a políticos da região e pedidos por melhorias na infraestrutura e maiores investimentos na área de cultura e entretenimento.

Metodologia

Dados são produzidos nas redes sociais diariamente por cada um de seus usuários e, sabendo como coletá-los, podemos extrair uma gama de informações sobre hábitos, comportamentos e opiniões de seus consumidores. Portanto, antes de conseguir medir as percepções na internet sobre a Baixada Fluminense, precisei arranjar algum meio de coletar esses dados. O método que utilizei foi o de raspagem de dados através do IFTTT, um serviço aberto que cria tarefas automatizadas para sites, no caso, entre o Twitter e o Google Drive, capturando citações com a tag “Baixada Fluminense” na rede durante o período determinado.

Vale ressaltar que o IFTTT não captura todos os tweets da rede postados com a tag escolhida, mas sim alguns desses comentários, coletando até 15 tweets aleatórios por check. Portanto, o trabalho aqui apresentado foi realizado a partir de uma amostra.

Do dia 1º ao dia 15 de junho de 2016, foram coletados 767 tweets relacionados a Baixada Fluminense, que dividi entre blocos de Opinião e de Notícias publicadas ou republicadas no Twitter. No bloco de “Notícias” estão os tweets que possuíam links que encaminhavam o leitor para algum portal de notícias online; e, no de “Opinião”, os comentários que não possuíam fontes direcionadas, mas de conteúdo autoral que se relacionavam com o território.

Dos dados coletados, realizei uma classificação dos comentários por temas, marcando-os pelos assuntos que mais caracterizavam o tweet, com o intuito de agrupar as mensagens e poder mensurar os tópicos mais abordados. Os temas são: Policial e Violência; Cultura e Entretenimento; Emprego; Política; Meteorologia; Esporte; Mobilidade Urbana; Infraestrutura e Saneamento; Educação; Saúde; Religião; e Economia.

Definição por temas:

Policial e Violência
O indicador se refere aos tweets que citam ou se relacionam com casos de violência urbana, como assassinatos, furtos, sequestro, extorsão, etc, na Baixada Fluminense. Sejam esses por notícias divulgadas nos grandes meios, ou comentários relacionados a essa notícia.

Cultura e Entretenimento
Indicador usado para os tweets que se relacionavam a algum evento ou manifestação artística/cultural.

Emprego
Referente a oportunidades de emprego ou procura de ocupação.

Política
Tweets que citam ou se relacionam com a capacidade de organização da sociedade civil referente a uma pauta comum. Opinião ou notícias de conteúdo ideológico que relacionam com demandas sociais. Ex: manifestações.

Meteorologia
Referente ao clima e tempo na Baixada Fluminense.

Esporte
Comentários relacionados a eventos esportivos.

Mobilidade Urbana
Comentários relacionados ao uso de transportes públicos e mobilidade pela cidade.

Saneamento e Infraestrutura
Comentários relacionados a falta d’água, luz, telefone, internet, precariedade de serviços públicos e privados, em geral.

Educação
Comentários relacionados ao ensino escolar e universitário na Baixada Fluminense.

Saúde
Casos de doenças e reclamações de atendimentos em hospitais.

Religião
Indicador usado para tweets que se refiram a inauguração de novas igrejas, eventos religiosos, citações religiosas, posse de novos líderes religiosos, etc.

Economia
Relacionado a liberação de crédito, inauguração de novas empresas.