DADOS ACESSÍVEIS

Inscreva-se na nova formação do data_labe exclusiva para pessoas com deficiência.

Entenda melhor a Residência de Dados Acessíveis

O data_labe é um laboratório de dados que promove a democratização do conhecimento através da geração, análise e distribuição de dados com foco em raça, gênero e território. Por meio deste edital, queremos divulgar a residência “Comunicação de dados acessíveis”.

Esta formação é uma entre outras ações desenvolvidas pelo data_labe que têm como objetivo democratizar o acesso a dados e tornar os produtos e publicações acessíveis a todas as pessoas.

Em 2021, realizamos uma formação em jornalismo online e exclusiva para pessoas com deficiência, que contou com a participação de seis jovens moradores de periferias da Bahia, do Rio de Janeiro, do Piauí e de São Paulo.

Objetivos da residência

Nesta edição, propomos uma nova residência, destinada exclusivamente a pessoas com deficiência que tenham experiência ou habilidades artísticas, salientamos que não é preciso ser um profissional com experiência e sim, ter mais habilidade e talento em artes. Junto à equipe data_labe, a turma vai trabalhar em dois produtos principais: um eBook interativo e duas obras artísticas.

O eBook tem como objetivo principal disseminar metodologias de criação e distribuição de dados de forma acessível e, ainda, registrar o processo de criação das obras produzidas pela turma. O eBook será lançado numa exposição na qual serão exibidos as obras produzidas e os registros da residência com a exibição das obras de artes e registros da residência.

  • Construir metodologias eficientes para comunicar histórias baseadas em dados de forma acessível.
  • Formar pessoas com deficiência em comunicação de dados.

Assista o vídeo e saiba mais detalhes

Quem pode se inscrever?

Pessoas com qualquer tipo de deficiência interessadas em discutir e construir caminhos para a comunicação de dados e, que tenham experiência ou habilidades artísticas. As pessoas interessadas não precisam ter experiência em análise ou distribuição de dados.

  • Faixa etária: Acima de 18 anos.
  • Endereço de moradia: região metropolitana do Rio de Janeiro. As pessoas selecionadas precisarão se deslocar até a sede do data_labe, na Maré, onde serão realizados os encontros presenciais.
  • Pessoas negras e/ou LGBTQIA+ são estimuladas a se inscreverem seguindo nossas políticas de afirmação racial e de gênero.

Bolsa para auxílio de despesas

Será fornecida uma bolsa para cada participante no valor de R$1.000,00 (mil reais). Este valor tem como objetivo principal auxiliar nas despesas da residência, como deslocamento  e alimentação. É possível solicitar materiais de apoio para a participação no processo de inscrição. O data-labe avaliará a possibilidade de fornecê-los.

Número de Vagas

A residência contará com 3 vagas.

Duração do curso

O curso terá a duração de oito semanas, com data de início em 12 de julho de 2022 e data de encerramento prevista para 31 de agosto de 2022. Ao total, serão 16 encontros, realizados duas vezes por semana, nos horários de 14:00 às 18:00. Cada encontro terá quatro horas de duração. Fora desta carga horária, haverá o lançamento da exposição, que acontecerá no dia 14 de outubro.

Descrição

Durante as oito semanas, conteúdos referentes ao letramento de dados, estatística básica e design de dados serão compartilhados com a turma, tendo como referência as análises dos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

As inferências, conclusões e discussões serão documentadas em conjunto com a turma, assim como a elaboração dos produtos finais.

Durante a residência, serão escolhidas dois conteúdos de distribuição de dados que serão materializadas de acordo com o conhecimento construído durante a residência. Reuniremos os conteúdos, registros e relatos em um eBook interativo a ser lançado em uma exposição na Maré, junto às peças artísticas construídas pela turma.

Tempo disponível para inscrições

De 13 a 20 de Junho.

Análise das inscrições e recursos necessários

De 21 de Junho a 01 de Julho.

Divulgação dos selecionados

04 de Julho.

Local dos encontros

Os encontros serão realizados na sede do data_labe, localizada na Rua Flávia Farnese 652 – Maré.
Existe uma visita programada para o Museu do Amanhã, que fica na Praça Mauá – Centro.

Ementa

  • Ser PCD: capacitismo, direitos e resistência
  • PCDs e o acesso à arte
  • A importância dos dados
  • PCDs e Empregabilidade
  • Acessibilidade nas redes sociais
  • Produção.

Inscrições

As pessoas interessadas poderão se inscrever através de dois canais. São eles:

  • Inscrição via formulário disponível nesse link.
  • Inscrição via whatsapp através do número: 21 977091916. Nesse formato, é possível tirar mais dúvidas relacionadas às inscrições. Porém, o atendimento pode levar algum tempo para resposta devido à alta procura.

No formulário há a opção de preencher cada seção e informação direto no formulário ou anexar um vídeo com as informações solicitada.

Com um PIX você apoia o data_labe a seguir produzindo conteúdos como este!

Use o QR code no app do seu banco ou copie a chave aleatória.
Você pode doar a quantia que quiser.

00020126360014BR.GOV.BCB.PIX0114313705010001935204000053039865802BR5909Data Labe6014Rio de Janeiro62190515DOACAOSITELIVRE63048F94

Todo mês uma seleção braba de conteúdos sobre dados, tecnologias, favelas e direitos humanos.

Pular para o conteúdo